<$BlogRSDUrl$>

julho 27, 2004


Parto Forçado


Esta semana, no Expresso, um artigo intitulado "Alemanha multiplica infantários" (meu destaque):
"Muitos casais jovens [alemães] preferem comprar carros desportivos e fazer férias em sítios exóticos e caros [a ter filhos]. Se esta evolução se mantiver, em breve os descontos da população activa já não chegarão para pagar as reformas dos idosos e a assistência aos doentes.
Alarmado com este cenário, o Governo de Berlim vai investir muitos milhões numa profunda reforma das creches, jardins infantis e escolas."

O governo alemão continua a querer gastar o dinheiro dos contribuintes num sistema de segurança social falido retirando-lhes, via impostos, a liberdade de escolha. E, ao intervir no mercado, irá aumentar o desemprego nas indústrias automóvel e turística!

Se esta "solução" não resultar, que fará o Estado alemão a seguir? Leis de procriação obrigatória???


julho 26, 2004


A Terra Deles!


Via Lew Rockwell Blog, humor sobre a campanha eleitoral americana: JibJab.

Aviso: a animação tem 3,7 MB


Tráfego no "Garrafão"


Este fim-de-semana, vindo da margem sul, entrei em Lisboa pela ponte 25 de Abril. Logo a seguir às portagens alguém comentou: "estas divisórias no chão ajudam imenso a organização do tráfego no «garrafão» da ponte. Porque não se lembraram disto antes?"

Talvez porque só a partir de 1996 (30 anos depois da sua inauguração) a exploração desta ter sido concessionada a uma empresa privada...


Censura


Esta semana, no Expresso (meu destaque):
"A força [dos] argumentos eurocépticos desespera europeístas como Charles Grant, director do Centro para a Reforma Europeia. Segundo Grant, os media, e em particular a imprensa tablóide, são os grandes responsáveis por este estado de coisas. «Devia haver uma regulamentação mais rigorosa da imprensa», disse Grant ao Expresso"

Com este tipo de atentados à Liberdade ainda se questionam sobre o crescente número de eurocépticos britânicos...


Concorrência Desleal V


Hoje, no jornal de Notícias, um artigo sobre o facto de, em Gondomar, a população poder escolher qual a instituição de ensino que educará os seus filhos. Pública ou privada! Mas segundo os "professores e dirigentes sindicais" trata-se de concorrência ilegal e uma questão de moda (meu destaque):
"«Os pais preferem colocar os filhos no [Externato Paulo VI] por uma questão de parecer melhor. E como não pagam nada, é gratuito, eles aproveitam e as escolas oficiais ficam sem os alunos e com os recursos desperdiçados», realçou [Teresa Gandra, presidente do Conselho Executivo da Escola do 3.° Ciclo e Secundária de S. Pedro da Cova]."

Porque "parece bem"??? Se esse for o desejo dos pais quem sou eu para questionar a liberdade de escolha destes!

Mas, se o pseudo-jornalista Fernando Basto tivesse consultado o ranking das escolas, perceberia que a responsável da escola pública usou uma estratégia de dissimulação. Que resultou:
120° - Externato Paulo VI
351° - Escola Secundária de S. Pedro da Cova

Quando os pais têm liberdade de escolha, eles optam pela melhor. Apetece-me dizer... DUHH!!!

Nota: link via Blasfémias (leiam o post do PMF).


A Inveja de Sócrates


Esta semana, José Sócrates, candidato à liderança do Partido Socialista, em entrevista ao semanário Expresso:
"Acho péssimo! Escandaloso! Os ordenados dos gestores, em Portugal como no resto do mundo, têm subido de forma verdadeiramente chocante, uma lógica de aproveitamento das suas posições. Estão a ganhar de mais."

O citado socialista, apesar de frequentar um "mestrado em Gestão de Empresas", não parece - ou não quer - perceber como funcionam os mercados livres: os salários pagos a tais gestores são altos porque a procura de profissionais qualificados excede largamente a oferta. Aparentemente, nem todos os mestres de Gestão têm a competência suficiente para receber altas remunerações...

Mas, sendo Sócrates benfiquista, talvez lhe possa explicar o conceito da lei de oferta e procura no mercado de trabalho de uma forma mais simples. Que até ele conseguirá compreender!

Todas as épocas os benfiquistas (accionistas) "exigem" ganhar o campeonato (aumentar/manter a rentabilidade) pelo que, para vencer, é necessário contratar bons jogadores (gestores). Assim, os clubes (empresas) competem, no mercado, pelos melhores e, dado que não vivemos num país comunista (felizmente), a concorrência faz-se através dos salários oferecidos aos atletas (gestores). Por outras palavras, quem pagar mais contrata os melhores.

Apesar do que alguns invejosos possam dizer, não se trata de "aproveitamento das suas posições". É que, ao contratarem os mais talentosos, os adeptos (accionistas) aumentam as probabilidades de ganhar o campeonato (rentabilizar as suas poupanças)!

Os salários só serão mais altos quanto maior o número de clubes (empresas) que procuram talento e menor o número de jogadores (gestores) com as qualificações necessárias.

Logo, o Benfica paga - tal como qualquer outra empresa - ordenados superiores ao de um deputado porque talento futebolístico não se encontra em qualquer pé...


julho 15, 2004


Desinformação IV


"Relatório chefiado pelo supostamente independente Lord Butler" (meu destaque)! Estas foram as palavras de Rodrigo Guedes de Carvalho ao apresentar, na edição de ontem do Jornal da Noite da SIC, a reportagem sobre as conclusões da investigação às "provas" da existência de armas de destruição maciça, apresentadas pelo governo de Tony Blair como justificação da guerra do Iraque.

Na referida reportagem esperei ver quais eram, afinal, as dúvidas levantadas quanto à independência de Lord Butler. Mas, infelizmente, nada foi dito!

Assim, assumi que o repórter em causa emitiu uma opinião parcial sem qualquer fundamentação. Contudo, mais tarde, na SIC Notícias, idêntica apresentação da reportagem é relatada por diferente "jornalista": "supostamente independente Lord Butler"!

Mais um exemplo de mau jornalismo...


julho 07, 2004


Gestão Financeira


Quanto maior a ignorância económico-financeira do povo, maior a probabilidade de um qualquer partido angariar votos via promessas absurdas. Tal fenómeno acontece em Portugal. Leiam a análise do Jaquinzinhos sobre uma proposta política do Bloco de Esquerda.