<$BlogRSDUrl$>

setembro 27, 2005


easyFutebol


O empresário Stelios Haji-Ioannou criou em 1995 a easyJet. A chave do negócio de transporte aéreo é esgotar a capacidade dos aviões em cada vôo. A qualquer preço. Dado os elevados custos fixos, lugares vazios significam menores lucros. Deste modo, as tarifas aéreas variam consoante a procura e o número de lugares disponível.

Mais tarde, Stelios expandiu o conceito para outros negócios em que a capacidade é um importante factor: internet cafés, aluguer de carros, cinemas, hotéis, viagens de cruzeiro, etc.

Assim, porque não fazer o mesmo para estádios de futebol? Um lugar vazio é - também neste caso - receita perdida. Principalmente em Portugal.


setembro 19, 2005


Livraria online


AA desabafa no A Arte da Fuga o facto de, à excepção da Amazon UK, não haver uma livraria online (em Portugal ou em Espanha) com um eficiente serviço de entregas. Outra vantagem a explorar por uma "Amazon portuguesa" seria o investimento em Espanha e consequente aproveitamento do IVA espanhol mais baixo.