<$BlogRSDUrl$>

junho 05, 2003


A mais valia do Cappuccino


Quanto vale um cappuccino? Considerando apenas os seus ingredientes (café e leite) - e suas porções - este seria equivalente a um "meia de leite". Aliás, há apenas duas (2) diferenças entre eles:
- na preparação, a forma como se junta o leite ao café: em espuma para o cappuccino e simples para o "meia de leite";
- no preço: o cappuccino tende a ser - nos locais onde ambos são vendidos - 15% a 40% mais caro que o "meia de leite".

O tempo de preparação da espuma de leite (alguns segundos mais) não justifica a diferença de preços. O "prémio" que se paga justifica-se, principalmente, pela aparência (estética) e notoriedade internacional do termo - pode dizer-se que o cappuccino tem uma imagem de marca muito forte.

Em Portugal, infelizmente, o seu potencial de lucro - maior margem - não está a ser bem explorado. Ao definirmos o Turismo como uma das principais actividades económicas do país, temos de saber aproveitar todas as oportunidades de cobrar, ao turistas, mais euros pelos nossos produtos - neste caso, pelo nosso leite e café.
Qualquer bar, snack-bar, restaurante, hotel, pensão, residencial, etc, localizado numa área turística deve, obrigatoriamente, saber preparar e ter disponível o referido cappuccino - para os turista até é mais fácil de o pedir: não há barreiras linguísticas.
E, tendo em conta que estamos a cerca de 1 ano do Euro 2004, está na hora de todos os estabelecimentos de restauração começarem a praticar...