<$BlogRSDUrl$>

junho 19, 2003


Posicionamento da blogosfera portuguesa


No que respeita à blogesfera ainda estou na fase de infância mas, pela falta de tempo, já tive de desenvolver um método de consulta de outros blogs. Assim, dou mais atenção aos blogs cujos posts não se desviam de um determinado tema.
Quando selecciono um link do menu de Favorites/Blogs gosto de saber, com antecedência, que tipo de posts vou encontrar. É uma forma de organização a que estamos habituados no nosso dia-a-dia: publicações especializadas e artigos divididos por secções nas publicações generalistas (tanto em formato papel como digital).

Cada blogger, como qualquer ser humano, tem uma opinião sobre inúmeros assuntos. A grande maioria exprime essa variedade de opiniões nos seus blogs o que - caso esteja à procura algo específico - torna a consulta destes um pouco caótica e ineficaz. Mas existem uns poucos bloggers que, pelas suas qualidades literárias, conseguem obter algum “estatuto social” que os diferencia dos restantes. São exemplos José Pacheco Pereira (Abrupto) e Pedro Mexia (Dicionário do Diabo e ex-Coluna Infame).
Uma pequena minoria consegue restringir os seus posts a um só tema - maior eficácia em captar a atenção de leitores com falta de tempo. Um excelente exemplo é o Vítima da Crise, diário de um desempregado (espero, contudo, que ele consiga, brevemente, passar a denominar-se ”diário de um empregado”).

O sucesso da blogesfera portuguesa depende, na minha opinião, das seguintes estratégias:

1. Blogs de referência - como o blogo, blogs em .pt, bloco-notas, posto de escuta, etc - que apresentem links para determinados posts de bloggers segundo critérios idênticos às secções da comunicação social escrita (Política, Sociedade, Economia, Desporto, Humor, etc) - para abranger toda a blogesfera portuguesa serão necessários contribuintes com tempo para navegar e facilidade em “catalogar” posts;

2. Blogs generalistas cujos posts continuem, pela sua qualidade, a apresentar opiniões sobre variados assuntos (e, complementarmente, a fornecerem links a blogs e artigos de interesse) - como o Abrupto, Conversas de Café, País Relativo, Dicionário do Diabo, Jaquinzinhos, O Intermitente, etc;

3. Blogs especializados em determinado tema - como o De Direita, De Esquerda, Blog de Esquerda, Liberdade de Expressão (Política); Vítima da Crise, Venda-se, Direito & Economia (Economia); O Projecto (Arquitectura); gildot, mac (Tecnologia); Terceiro Anel, Bola Verde, Caderneta da Bola (Futebol); Blogue dos Marretas, Desactualizado e Desinteressante, Gato Fedorento, O Meu Pipi (Humor); etc.

Nota final: este blog tenta posicionar-se na terceira estratégia citada: no meu caso Gestão e Marketing - já por si só conceitos que podem ser aplicados a uma grande variedade de assuntos.