<$BlogRSDUrl$>

agosto 10, 2003


Aromas do Bairro


A minha peregrinação de ontem à noite passou pelo Bairro Alto, lugar de referência histórica da diversão nocturna da cidade de Lisboa. O mês de Agosto, mais do que qualquer outro, é a altura do ano em que o número de turistas ultrapassa largamente o dos “alfacinhas”, ao ponto de ser difícil ouvir uma conversa na nossa língua materna.

A boa surpresa deste Verão foi a proibição do trânsito no interior do Bairro - decretada pela Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Pedro Santana Lopes. A liberdade de movimentos dos que, cerveja na mão, visitam as “capelinhas” é uma importante mais-valia para este obrigatório “destino turístico”. Alguns dos restaurantes, aproveitando o clima ameno da noite lisboeta, decidiram colocar mesas nas ruas onde outrora circulavam os carros fornecendo, assim, um serviço de maior valor acrescentado.

Por volta da meia-noite e meia (0h30m) foi com ainda maior surpresa que vi um verde camião da câmara municipal parar junto às referidas mesas para… recolher o lixo(?) Estou certo que os turistas que aí se encontravam sentados, quando voltarem aos países de origem, recomendarão aos seus amigos semelhante experiência! Afinal, que outra capital europeia pode oferecer, à mesa de jantar, tal variedade de aromas urbanos?

Na maioria das vezes, o que determina o sucesso de uma estratégia de valor acrescentado é a atenção aos pequenos pormenores muitas vezes “esquecidos” na fase inicial de planeamento e/ou implementação. Esses pormenores são melhor detectáveis quando a organização permite e incentiva a participação activa dos seus empregados, clientes, fornecedores, etc - e rapidamente aplica as necessárias correcções.

PS: Sr. Pedro Santana Lopes, será possível mudar o horário da recolha do lixo no Bairro Alto?