<$BlogRSDUrl$>

setembro 17, 2003


Benchmarking televisivo


O Mata-Mouros, depois de ver um episódio da série "Causa Justa" (título original: "The Practice"), comentou o funcionamento da justiça portuguesa em comparação com a retratada na série (a americana...).

Será que as normas processuais apresentadas em uma série de ficção são um retrato credível do sistema judiciário dos EUA?
Apesar de não conhecer, em pormenor, o sistema judicial dos EUA penso que, nestes casos, a ficção não pode desviar-se muito da realidade: senão, perder-se-ia, aos olhos dos espectadores americanos, a "credibilidade" da história. Deste modo, a série, como "imagem retocada" da realidade americana, é um óptimo meio de reconhecimento de métodos de trabalho mais eficientes.

Mas, e se não fosse verdade?

O referido post fez-me recordar a definição do termo Benchmarking:
"O Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização." (in AEP)


Será necessário o objecto de estudo ser uma organização real?
Penso que não é importante saber se as "melhores práticas" são, ou não, implementadas em outras organizações. Interessa, sim, a implementação de práticas que aumentem a "rentabilidade" dos activos da nossa organização - independentemente da fonte de inspiração.

Acredito que o Benchmarking deve ser mais um guia para a recolha de conhecimento do que um
processo de "fotócopia" de ideias de outros
- muitas vezes, devido a diferenças organizacionais (capital humano, cultura, liderança, etc), "copiar" torna-se impraticável e ineficiente.
As fronteiras da realidade não limitam os processos de inovação de organizações de sucesso - para elas não existem fronteiras!

NOTA: Aos nossos governantes deixo algumas sugestões de séries com as quais podem aprender (infelizmente quase só séries americanas):

Sistema judicial:
The Practice (transmitida na TVI)
Philly (transmitida na RTP2)
Judging Amy (transmitida na SIC Mulher)

Investigação criminal:
Law & Order
CSI - Crime Scene Investigation
NYPD Blue (anteriormente transmitida na SIC Radical)

Serviços de emergência:
ER (anteriormente transmitida na RTP1)
Third Watch (anteriormente trransmitida na RTP1)

Educação:
Education of Max Bickford (anteriormente transmitida na RTP2)
Boston Public

Política (estas, Sr. Primeiro Ministro, Durão Barroso, obrigatórias!):
West Wing (anteriormente transmitida na TVI)
Yes, Minister (anteriormente transmitida na RTP1)