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setembro 07, 2003


Uma lição de Marketing Sr. Reitor?


Através do Causa Liberal encontrei o post do Núcleo Duro, intitulado "Se Kafka soubesse...". Nele, o autor descreve o péssimo serviço da secretaria da Universidade de Coimbra quando este pediu o certificado de curso (para o obter terá de pagar 150 euros por um diploma que estará disponível na próxima década). Na minha faculdade passei por situação semelhante. Os prazos de entrega, contudo, não se equiparam aos descritos pelo Núcleo.

Será esta a melhor estratégia para uma Universidade desenvolver a sua marca?

Qualquer reitor deveria saber que a reputação da instituição por si gerida não depende apenas da qualidade de ensino mas, também, das interacções dos alunos com os seus serviços administrativos.
O mau atendimento da secretaria limita a vontade do ex-aluno querer, de futuro, voltar, voluntariamente, a lidar com a mesma burocracia - e, manter o contacto com ex-alunos é, entre outros, um importante meio de comunicação entre as universidades e o mundo empresarial.

É estrategicamente mais eficiente acrescentar, em cada ano lectivo, uma porção do valor do diploma ao valor da propina.
Ainda, Sr. Reitor da Universidade de Coimbra, dado que a maioria dos estudantes da Universidade não é habitante da cidade, que tal enviar o referido certificado pelo correio?