<$BlogRSDUrl$>

janeiro 16, 2004


Concorrência Desleal V


Via Intermitente, descobri que a industria têxtil europeia uniu-se para combater a "invasão" chinesa:
"A indústria têxtil e do vestuário (ITV) europeia alerta hoje para 'a dimensão do desmesurado e descontrolado crescimento das importações de têxteis e vestuário provenientes da China que ameaçam, como nunca, o futuro da indústria europeia'.

O director da ATP, Paulo Vaz, chega mesmo a falar em práticas de "dumping" - venda de bens ao estrangeiro a preços inferiores aos praticados no mercado interior - por parte dos empresários têxteis chineses. Em declarações ao JN, avança que 'nalgumas categorias de produtos houve uma diminuição do preço unitário de 75%, isto num espaço muito curto de tempo - dois a três anos'. Daí afirmar que 'há, de certeza, 'dumping', prática esta que, no seu entender, estará a ser suportada em 'apoios estatais à produção, na desvalorização artifical da moeda chinesa e na atribuição de empréstimos a taxas muito baixas'. "

Dumping? Transcrevo um post do Empreender:
O Lidl promove já na quinta-feira, 4, o seguinte carregador de pilhas: 'Carregamento Ultra-rápido, de 1 a 3 horas! Com adaptador para corrente eléctrica e isqueiro do carro; Inclui 8 pilhas AA(NiMH); Indicado para pilhas AA e AAA, NiMH e NiCD.' Custa 24,99 euros. O mesmo produto em lojas da rede espanhola do mesmo distribuidor será colocado à venda por 19,99 euros! Isto é só um exemplo, porque em grande parte dos produtos acontece o mesmo. Nem o euro nos vale.

e uma análise do boletim da Direccção Geral de Comércio e Concorrência:
"Retirando do boletim alguns exemplos concretos de hipers e supers nas categorias de alimentação, produtos de conservação/limpeza e de higiene pessoal, a conclusão é que, em muitos casos, os preços são mais baixos onde o grau de desenvolvimento é maior.

Pegando no caso do Continente, que continua a ser a mais barata de todas as grandes superfícies, as disparidades também podem ser detectadas. O mesmo cabaz de produtos custa mais 14 cêntimos em Viseu (poder de compra 8,5% abaixo da média do país) do que em Lisboa."

Estará o Lidl a fazer dumping em Espanha e o Continente em Lisboa?
A política de licenciamento comercial é a verdadeira razão pela diferença de preços em Portugal. Julgo que na China há "semelhante" intervenção estatal...

Talvez o custo de exportar os têxteis aí fabricados seja menor do que tentar vendê-los a empresas locais! Só um mercado livre (concorrencial) pode fazer baixar os preços. Se o preço dos têxteis chineses é, em relação à China, mais baixo na Europa, pergunto-me se haverá suficientes empresas privadas no mercado chinês???

Se, contudo, a China está a "financiar" as compras dos consumidores europeus com subsídios à exportação então está a faze-lo à custa dos contribuintes chineses. Se estão dispostos a transferir riqueza para os cidadãos europeus quem somos nós para criticar...

A imposição, por parte da União Europeia, de sanções aduaneiras vai apenas beneficiar outros países - como os EUA.

Ainda, a critíca da "desvalorização artifical da moeda chinesa" não faz muito sentido. A acontecer, mais cedo ou mais tarde aparecerá um George Soros para lucrar com esse desvio!