<$BlogRSDUrl$>

janeiro 09, 2004


Fuga da Galinhas III


Acabei de ver uma reportagem, no Telejornal da RTP, sobre a decisão do Tribunal de Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores) em aplicar a prisão preventiva a 8 suspeitos de abuso sexual de menores.

Durante a narração da reportagem, ouve-se o jornalista da RTP dizer qualquer coisa como "os advogados dos suspeitos não prestaram quaisquer declarações à imprensa". Logo a seguir somos bombardeados com tristes imagens de "assédio" aos advogados, tentando pressioná-los a quebrar o silêncio que, por motivos deontológicos, devem manter. Dos estatutos da Ordem dos Advogados:
ARTIGO 82º: Da discussão pública de questões profissionais
2. O advogado não deve discutir em público ou nos meios de comunicação social questões pendentes ou a instaurar nem contribuir para tal discussão.

É lamentável que os jornalistas da RTP - e, particularmente, o director de informação, José Rodrigues dos Santos - não tenham a percepção do ridículo da transmissão das citadas imagens. Não havendo declarações dos advogados, bastava mostrar - durante o referido comentário do jornalista - as imagens destes a saírem do Tribunal.

Senhor José Rodrigues dos Santos, a qualidade da informação também está no que não é transmitido...