<$BlogRSDUrl$>

janeiro 21, 2004


Investimentos Públicos: Custos de Oportunidade V


Excertos de um artigo do Público:
"(...) o suíço Peter Stämpfli (n. 1937), nome associado à arte pop, esperava o momento certo para tirar uma fotografia à sua última obra, agora instalada junto do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso. O trabalho em três dimensões, de um vermelho vivo, é uma abstracção realizada a partir de um objecto que o artista tem vindo a representar obsessivamente nos últimos trinta anos: o pneu.

A obra de Stämpfli é apenas uma das cinco que hoje são inauguradas, pelas 10h30, numa cerimónia destinada a assinalar o encerramento do VII Simpósio Internacional de Escultura de Santo Tirso.

Com este novo conjunto de trabalhos, a cidade passa a apresentar nos seus espaços públicos cerca de quarenta peças de outros tantos artistas, entre os quais Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, David Lamelas, José Pedro Croft, Mark Brusse e os "novos" Stämpfli, Leopoldo Maler, Suk-Won Park, José Barrias e Peter Klasen."

O Simpósio Internacional de Escultura é promovido Câmara Municipal de Santo Tirso que - através do seu Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre - já adquiriu cerca de 40 obras de reconhecidos escultores.

Será que não existiam, no concelho, necessidades mais importantes que o embelezamento dos jardins? Quais deviam ser os projectos prioritários? Não Sei! Só os cidadãos de Santo Tirso o saberão!
Contudo, a liberdade de fazerem investimentos alternativos foi-lhes retirada. Via impostos. Para pagar obras de arte...