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fevereiro 26, 2004


Medicamentos


O Jaquinzinhos demonstra como o marketing das empresas farmacêuticas pode exercer, junto dos médicos, um sentimento de lealdade à marca. Não acredito que a maioria dos médicos seja corrupta. Como acontece a qualquer consumidor, uma campanha de marketing eficaz pode, sim, convencê-los das superiores qualidades de determinado produto - em detrimento dos produtos da concorrência. Apesar do preço ser mais elevado!

Mas, tal como o Jaquinzinhos afirma, a marca do medicamento a comprar deve ser uma escolha do consumidor final (o paciente), tendo em conta, entre outros, o conselho do médico e/ou o preço que terá de pagar. Contudo, a Ordem dos Médicos quer - furtivamente - limitar a liberdade de escolha dos pacientes portugueses ao atribuir aos farmacêuticos a culpa pela troca dos medicamentos de marca por genéricos. Constata-se, assim, a cobardia da Ordem ao não querer acusar os verdadeiros decisores da troca nas receitas: os pacientes que querem pagar um preço mais baixo...

Nota: se um médico nutricionista aconselhar o paciente a beber mais líquidos tem ele, também, o direito de escolher entre as Águas do Luso e água canalizada?