<$BlogRSDUrl$>

março 09, 2004


Ensino... Superior IV?


Via Observador, a fuga dos cérebros europeus (meus destaques):
"«Investigação: porque é que a fuga de cérebros ameaça a França». Assim anunciava o «Le Monde», a toda a largura da sua primeira página da edição com a data de 3 de Março as páginas especiais que consagrava ao drama hoje vivido na Europa: os seus melhores estão a partir para os Estados Unidos.

Já na Europa, com raras excepções - como a Finlândia e a Suécia - continuava-se a não apostar no rápido crescimento do investimento em investigação. A não conseguir atrair fundos estrangeiros. A tudo depender demasiado dos Estados e a existir uma insuficiente contribuição das empresas para o esforço de investigação e desenvolvimento. E as suas universidades a verem os seus melhores alunos partirem.

O problema é ainda mais grave quando passamos ao detalhe e percebemos que o que diferencia boa parte da Europa dos Estados Unidos e da ásia não é apenas a quantidade de dinheiro que colocam nas mãos dos investigadores, mas o esclerosamento das suas estruturas universitárias e laboratoriais."

Se o Estado é tão eficiente como alguns políticos querem fazer crer, porque, então, saem os melhores investigadores europeus de universidades públicas para irem trabalhar nas universidades privadas americanas???