<$BlogRSDUrl$>

março 04, 2004


Erro Estratégico IV


Hoje, no Público (meus destaques):
"Um grupo desconhecido, chamado AZF, afirma ter dispersado dez bombas na rede ferroviária francesa e ameaça fazê-las explodir se o Estado não lhe pagar um resgate de quatro milhões de euros e um milhão de dólares.

O presidente da companhia ferroviária SNCF, Louis Gallois, anunciou que dez mil funcionários foram mobilizados para "passarem a pente fino" os 30 mil quilómetros de caminhos-de-ferro em França. A inspecção, feita a pé, deve terminar hoje de tarde."

A 12 de Janeiro, uma notícia sobre o TGV português:
"O primeiro-ministro afirmou hoje que os mais de dez mil milhões de euros a investir no projecto de ferrovia de alta velocidade, TGV, em Portugal vão estimular a economia em até 1,7 por cento do PIB (Produto Interno Bruto).

De acordo com o chefe de Governo, os estudos efectuados apontam também para a criação, pelo projecto, de cerca de 90 mil novos postos de trabalho directos e indirectos."

Nesta nova era de terrorismo global, será que os estudos efectuados também consideram os custos da segurança de centenas de quilómetros de linha férrea?