março 04, 2004
Erro Estratégico IV
Hoje, no Público (meus destaques):
A 12 de Janeiro, uma notícia sobre o TGV português:
Nesta nova era de terrorismo global, será que os estudos efectuados também consideram os custos da segurança de centenas de quilómetros de linha férrea?
"Um grupo desconhecido, chamado AZF, afirma ter dispersado dez bombas na rede ferroviária francesa e ameaça fazê-las explodir se o Estado não lhe pagar um resgate de quatro milhões de euros e um milhão de dólares.
O presidente da companhia ferroviária SNCF, Louis Gallois, anunciou que dez mil funcionários foram mobilizados para "passarem a pente fino" os 30 mil quilómetros de caminhos-de-ferro em França. A inspecção, feita a pé, deve terminar hoje de tarde."
A 12 de Janeiro, uma notícia sobre o TGV português:
"O primeiro-ministro afirmou hoje que os mais de dez mil milhões de euros a investir no projecto de ferrovia de alta velocidade, TGV, em Portugal vão estimular a economia em até 1,7 por cento do PIB (Produto Interno Bruto).
De acordo com o chefe de Governo, os estudos efectuados apontam também para a criação, pelo projecto, de cerca de 90 mil novos postos de trabalho directos e indirectos."
Nesta nova era de terrorismo global, será que os estudos efectuados também consideram os custos da segurança de centenas de quilómetros de linha férrea?