abril 20, 2004
Economias de Escala
Hoje, no Público, mais uma notícia sobre a Bombardier (meus destaques):
Contrariamente à opinião dos sindicatos, a rentabilidade da Bombardier Portugal não depende apenas das encomendas de empresas públicas portuguesas! A ex-Sorefame só seria viável se conseguisse competir a nível europeu.
"A Bombardier está prestes a ser declarada vencedora do concurso promovido pelo Metro do Porto para o fornecimento de 10 comboios para as linhas da Póvoa de Varzim e da Trofa.
O fabrico das 10 unidades para o Metro Porto deverá ser feito na Áustria, onde a Bombardier detém, em Viena, um centro de produção para os Tram-Trains (modelo que se adequa às características do serviço a prestar pelo Metro do Porto). A unidade fabril austríaca tem, neste momento, uma carteira de encomendas de 500 comboios.
Fora de questão está, claro, o fabrico em Portugal destes comboios dado que o custo de uma linha de montagem para apenas 10 unidades tornaria o seu custo incomportável, havendo, ainda por cima, um centro onde estão a ser feitos também centenas de Tram-Trains para Istambul, Estocolomo e Saarbruken (a carteira de encomendas da unidade austríaca é, neste momento, de cerca de 500 comboios). Neste contexto, as 10 unidades para o Porto serão uma gota de água."
Contrariamente à opinião dos sindicatos, a rentabilidade da Bombardier Portugal não depende apenas das encomendas de empresas públicas portuguesas! A ex-Sorefame só seria viável se conseguisse competir a nível europeu.