<$BlogRSDUrl$>

maio 24, 2004


Combustíveis Online


Na semana passada comentei a diferença dos preços de combustíveis em Portugal e Espanha, consequência das diferentes políticas fiscais de cada Estado.

Uma vez que os dois países pertencem à União Europeia, portugueses e espanhóis podem comprar o combustível para as suas viaturas no país onde ele é mais barato.

Mas só os cidadãos que habitam junto à fronteira beneficiam! A distância a percorrer para abastecer o depósito impossibilita a maioria dos portugueses de tirar proveito, em Espanha, de um preço inferior.

A seguir, apresento o resultado de uma súbita "tempestade cerebral" sobre a tentativa de resolução deste problema logístico. Comentários são bem-vindos (ver email no canto superior esquerdo).

Aqui vai:
A internet é, cada vez mais, um importante instrumento de, não só recolha de informação, mas, também, comércio.

A minha sugestão passa, inicialmente, por uma empresa com sede em Espanha criar um site dedicado à venda de combustível a portugueses.

O próximo passo implica o desenvolvimento de um canal de distribuição do combustível espanhol. Este processo de distribuição baseia-se no aluguer dos depósitos dos actuais revendedores de combustível.

Por outras palavras, o combustível armazenado no posto de gasolina onde normalmente abastecemos o carro deixa de ser do revendedor para passar a ser propriedade do comprador internauta. Para o efeito, o antigo revendedor cobrará ao consumidor uma "taxa de armazenagem".

Os litros inseridos no tanque do carro para além da quantidade adquirida online seriam propriedade do revendedor. Logo, o preço praticado pelo excedente deverá ser, consequentemente, o que estiver em vigor em Portugal.

PS: a mesma estratégia pode ser aplicada se, inversamente, os preços dos combustíveis forem mais baratos em Portugal...