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junho 18, 2004


Blockbusters


O Vilacondense - visita habitual deste blogger - apresenta a lista dos Golden Reel Awards, filmes que no ano passado ultrapassaram o volume de vendas de 100 milhões de dólares. Dupond conclui assim:
"Como se pode ver, a maior parte dos filmes são miseráveis. O que não surpreende, uma vez que Hollywood tem, nos adolescentes americanos, o seu público-alvo..."

Concordo: a maioria é filme xunga!

No entanto, o "público-alvo" não é apenas a população jovem americana mas, sim, todos os adolescentes do mundo.

Com orçamentos de produção, marketing e distribuição a atingirem 100 milhões dólares (ou até mais) tornou-se necessário o sucesso comercial não só nos EUA mas, também, no "resto do mundo". E, filmes de acção e comédias estúpidas são os mais fáceis de assimilar. Em qualquer língua! Pode dizer-se que usam uma linguagem universal...

Porquê os adolescentes e não os adultos? Afinal, são os últimos que têm maior poder de compra! 5 razões:

1. Os adultos, ao avaliarem a qualidade de um filme, têm - entre outros factores - uma "base de dados" mais ampla. Logo, o processo de selecção elimina, de imediato, os filmes que têm menores probabilidades de se adaptarem aos gostos destes consumidores. O adolescente, pelo contrário, ainda estão a "carregar" a base de dados (qualquer xunguice serve!).

2. O dia-a-dia da maioria dos jovens adolescentes é, ainda, uma mistura entre fantasia e realidade. Joga-se Playstation enquanto os pais (os adultos) se preocupam com o futuro. A vida real é complexa mas eles ainda não o sabem! Deste modo, a componente visual (acção, efeitos especiais, sex-symbols, cinematografia, etc) será sempre preferida à narrativa.

3. Tal como um adolescente é capaz de jogar horas a fio o mesmo videojogo - repetindo vezes sem conta as mesmas cenas - também este aprecia repetir a experiência dos filmes blockbuster. Aliás, regularmente, um filme só é um blockbuster porque teve grande número de "repeated-views".

4. Eles não se preocupam com o que comem! Hoje, as receitas totais das salas de cinema não se restringem ao número de bilhetes vendidos - parte das receitas respeita a pipocas, chocolates, refrigerantes, etc, que têm uma margem bruta superior aos filmes exibidos.

5. São os rapazes e raparigas que compram o merchandising associado aos blockbusters (CDs, vestuário, hamburguers, colas, videojogos, banda-desenhada, etc).

Concluindo, os adolescentes de todo o mundo são, simplesmente, o maior segmento de mercado da indústria cinematográfica. Na televisão portuguesa, é equivalente ao sucesso das telenovelas...