<$BlogRSDUrl$>

junho 21, 2004


Propaganda Comunista


Imprensa "côr-de-rosa"! Esta é, normalmente, a opção usada nas salas de espera portuguesas para se desviar a atenção do atraso no atendimento. Por já saber que assim é, levo o jornal. Contudo, na passada semana, o que julgava ser uma corrida de 3.000 metros tornou-se numa maratona...

Arriscando danos psicológicos permanentes, folheei rapidamente as revistas dos "famosos". E, no entanto, na secção "Destinos" da Revista VIP (nº 631) encontrei uma preciosidade digna do Avante, intitulada "A revolução, ainda, mora aqui":
"[Em Cuba] o acesso à saúde é excelente, as taxas de analfabetismo são insignificantes e a esperança de vida é de 75 anos para os homens e de 80 para as mulheres.

Submetida a um embargo económico, por parte dos Estados Unidos, a Cuba de Fidel Castro começou a moldar, , no ínicio da década de 90, uma estrutura sólida para o turismo, não esquecendo a segurança. (...) Também devido ao embargo, ainda é possível ver carros como o Buick, o Cadillac ou o Oldmobile passearem-se pelas ruas de Havana, o que aumenta a unicidade deste destino.

Se não acredita que este é um destino apetecível, fique a saber que o número de visitantes que procura este destino ronda o milhão (só em 2004). Impressionante!"

Apesar dos "excelentes" serviços públicos de saúde e de ensino, a população cubana continua a preferir sair do país e o governo - qual guarda prisional - a impedir qualquer fuga. Porquê?

O "jornalista" parece querer atribuir a culpa aos EUA, ignorando que o mais eficaz "embargo económico" é o controlo da economia cubana pelo regime comunista de Fidel Castro. Os EUA apenas proíbem as relações comerciais entre os dois países. Nada - a não ser o governo cubano - impossibilita o comércio com outros países. Prova das potencialidades da abertura ao exterior é o milhão de turistas que procura este destino turístico.

Nota: ele (o "jornalista") tem razão quando escreve: "a Cuba de Fidel Castro". Cuba deixou de ser dos cubanos quando Colombo aí atracou a 27 de Outubro de 1492. Castro é, somente, o mais recente - e talvez o mais cruel - ditador!