<$BlogRSDUrl$>

setembro 16, 2004


Aula de Jornalismo


Via Blasfémias, confirma-se que os jornalistas do Público... não lêm o Público!

No Público, um artigo de jornalista não identificado (meu destaque):
"Na semana passada, a CBS deu a conhecer documentos datados do início dos anos 70, onde parecia provado que Bush beneficiara de apoios para entrar na Guarda Nacional do Texas e assim evitar ser enviado para o Vietname.
(...)
Mas uma análise detalhada feita pelo diário «Washington Post» parece provar que estes foram redigidos com a ajuda de um programa de tratamento de texto moderno, e não por uma máquina de escrever como as utilizadas pela Guarda Nacional naquela época."

Mas, no mesmo jornal, no artigo de opinião de José Pacheco Pereira (JPP), autor do Abrupto (meus destaques e links):
"Nenhuma análise hoje do estado da comunicação social em qualquer país onde existe um sistema mediático - jornais, rádios, televisões - pode ser feita sem incluir os blogues. Veja-se o recente caso americano: dois blogues (Power Line e Little Green Footballs) contestaram a autenticidade dos documentos sobre o serviço militar de George Bush, que o prestigiado Dan Rather tinha divulgado no influente programa 60 Minutos da poderosa CBS.
(...)
Outros blogues refutaram que houvesse falsificações e a CBS disse que tinha feito analisar os documentos por vários grafólogos. Foi só uma questão de tempo até que o assunto chegasse à grande imprensa, ao «Washington Post», que tem outros meios de investigação, e as dúvidas sobre a autenticidade cresceram.
(...)
Os jornalistas, principalmente da imprensa escrita, vão hoje buscar imensa coisa aos blogues, umas vezes citam, outras não, e os leitores dos jornais desconhecem a importância dessa contribuição."

Para quem quer ter acesso a toda a informação deve consultar os blogues citados por JPP!