<$BlogRSDUrl$>

setembro 24, 2004


Lições de História


Quando li o seguinte texto no LewRockwell.com...
"«When an editor of a newspaper wished to attack a Peace man [i.e., a critic of the Lincoln administration] he would suggest him as a candidate for Fort Lafayette. When a Union man heard a Peace speech, he knew it was not necessary to interfere. He would simply pass by with the remark that the speaker had better watch out or he would end up in Fort Lafayette.» That, presumably, would intimidate the peace advocate sufficiently to shut him up for good."

...lembrei-me imediatamente das palavras de Américo Duarte, deputado da UDP em 1975 (o partido é, hoje, membro do Bloco de Esquerda), citadas no Jaquinzinhos cinco meses atrás, aqui e aqui (destaques do autor):
"Américo Duarte: «...Fascistas! Vocês caberão todos no Campo Pequeno.»
[...]
Américo Duarte abandona a Sala e de caminho grita para Galvão de Melo: «Hás-de ir parar ao Campo Pequeno!»

Campo Pequeno? Nos comentários ao post, jcd explica:
"A referência ao Campo Pequeno não tem a ver com os touros. Na altura, algum revolucionário mais excitado, terá sugerido que os fascistas fossem todos levados para o Campo Pequeno e fuzilados. (...) A partir daí, sempre que alguém se referia ao Campo Pequeno, referia-se a 'justiça revolucionária'."

Ainda, via jcd, num artigo da edição de 17 de Abril de 1999 do semanário Expresso explica-se como nasceu esta forma intimidatória da liberdade de expressão (destaques do jornal):
"Em Junho [de 1975], no rescaldo de um jantar com oficiais do governo militar de Lisboa no Mercado do Povo, [Otelo Saraiva de Carvalho] profere, aos microfones da Rádio Renascença, a propósito dos assaltos da extrema-direita às sedes dos partidos de esquerda, a «frase assassina»: «Oxalá não tenhamos que meter os fascistas no Campo Pequeno...» Voltará ao tema no regresso de Cuba, em Julho, quando no aeroporto de Lisboa um jornalista - eu próprio, então redactor d'«O Século» - se interessa por saber se ainda mantém a ideia. A resposta é categórica: «Eu disse: 'Oxalá não tenhamos que meter...' E agora digo: 'Metemos de certeza...'»"

Antes da Revolução de Abril o nosso Fort Lafayette foi a prisão de Caxias. Durante os primeiros anos da "Revolução", passou a ser o Campo Pequeno (apesar de ninguém ter sido fuzilado). A História repete-se!!!