<$BlogRSDUrl$>

setembro 27, 2004


Recta do Picanço


Nas últimas 24 horas, as televisões (principalmente a SIC) têm focado grande atenção "noticiosa" no alegado caso negligência de um condutor de 22 anos, durante uma "corrida ilegal de automóveis" em Palmela - ele nem sequer tinha carta de condução. Morreram três pessoas. O condutor, Neutel Mendes, é acusado de homicídio voluntário.

No entanto, recordo a todos que, uma década atrás, no dia da fatídica morte de Ayrton Senna, Pedro Lamy teve um acidente no Grande Prémio de San Marino do qual resultou o ferimento de quatro espectadores. Pedro Lamy não foi acusado de qualquer crime!

Os acidentes de Pedro Lamy e de Neutel Mendes têm um factor em comum: ambos ocorreram em propriedade privada. Notícia da SIC (meu destaque):
"Neutel Mendes despistou-se, por razões ainda desconhecidas, quando participava numa corrida ilegal de automóveis transformados ("tuning") na via conhecida como «recta do picanço», uma estrada particular na zona da Makro de Palmela (paralela à auto-estrada do Sul), mas que está aberta ao público. "

As regras de trânsito não se aplicam a propriedades privadas. Os espectadores da referida corrida não eram normais transeuntes. Eram espectadores que aí se deslocaram voluntariamente para ver as "corridas de automóveis".