<$BlogRSDUrl$>

novembro 28, 2004


O Operário


Jerónimo de Sousa - ex-operário metalúrgico, sindicalista, candidato à Presidência da República (1995) e deputado comunista - foi ontem nomeado secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP).

Sexta-feira, num canal de televisão, vi uma militante comunista dizer sobre o novo secretário-geral algo assim: "No Brasil já temos um operário como presidente. Agora o PCP também tem um". Referia-se, claro, ao actual presidente brasileiro Lula da Silva, ex-operário metalúrgico, sindicalista (candidato do Partido dos Trabalhadores).

Mas, o que diria agora esta militante depois de ler o artigo do semanário Expresso intitulado "Brasil mais ao centro" [$] (meus destaques) :
"Lula abandonou a cartilha socialista, politicamente centralizadora, do Partido dos Trabalhadores (PT) e prepara a organização de um Governo de coligação.
(...)
Enquanto o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, obtém êxitos na política económica, aplicando uma receita oposta ao modelo defendido pelo seu próprio partido, os governantes do PT naufragam na área social.
(...)
Por temer chegar a 2006 sem marca de Governo, Lula já demitiu alguns assessores, começando pelos mais afinados com o discurso tradicional do socialismo."

Finalmente, este parágrafo é sintomático (meu destaque):
"Saiu de cena o homem-forte do seu Governo, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Ex-presidente do PT e com experiência de guerrilha em Cuba, Dirceu tornou-se uma espécie de primeiro-ministro. Enquanto porta-voz do PT, opôs-se a qualquer divisão do poder."

Um ex-guerrilheiro "cubano" que não quer partilhar o poder! Humm, onde é que já vi este "filme"???