<$BlogRSDUrl$>

janeiro 17, 2005


Inovação nos Têxteis


Jorge Sampaio responde às acusações dos sindicatos portugueses:
"O Presidente da República classificou hoje como «absurdas» as acusações feitas por sindicatos portugueses de que a sua visita à China serviria para beneficiar a deslocalização de empresas portuguesas para o mercado chinês.
(...)
O chefe de Estado, que se encontra em Macau - a última etapa da sua deslocação oficial à China - foi confrontado com acusações de sindicatos portugueses de que estaria a promover a deslocalização da produção têxtil portuguesa para mercados muito mais competitivos pelos seus baixos salários, como é o mercado chinês."

A solução para o sector está na inovação. Exemplo:
"Philips, the Dutch multinational, has developed a line of underwear, bras and accessories containing tiny electronic devices that monitor heart rates, body temperature, insulin levels and other parameters. When some measure goes awry -- think heart attacks or strokes -- your boxer shorts call an ambulance."

Ao comprar vestuário mais barato (fabricado na China) o consumidor português poupa dinheiro para comprar ao avô os boxers que lhe podem salvar a vida. Mais uma vez, a presença da "mão invisível" da economia de mercado faz-se notar!

Link, via Marginal Revolution.