<$BlogRSDUrl$>

março 08, 2005


Erros Factuais


No Público, a propósito do Dia Internacional da Mulher (meu destaque):
"O mundo ocidental está hoje a anos-luz do célebre 8 de Março de 1857, data em que um corajoso grupo de operárias nova-iorquinas fez greve contra um obeso horário laboral e um anoréctico salário (correspondente a menos de um terço do praticado para os trabalhadores do sexo masculino). O desfecho foi trágico: as portas da fábrica foram encerradas, deflagrou um misterioso incêndio, 129 mulheres morreram."

A jornalista do Público, Ana Cristina Pereira, cometeu vários erros ao ligar duas datas distintas:

A) 8 de Março de 1857, trabalhadoras da indústria têxtil protestaram, em Nova Iorque, contra más condições de trabalho e baixos salários. A polícia dispersou, de forma violenta, as manifestantes. Em posteriores anos, nesta data, mulheres passaram a protestar por mais direitos (incluíndo o direito de voto).

B) 25 de Março de 1911, um fogo no 8° andar do edifício onde estava instalada a fábrica têxtil Triangle (que ocupava os últimos três dos dez andares do edifício) causou a morte de 145 dos seus 500 trabalhadores, a maioria mulheres imigrantes. Na época, os tecidos, inflamáveis, eram "armazenados" por toda a fábrica, permitia-se fumar, para iluminação usavam candeeiros a gás e não havia equipamento de combate a incêndios. Grande parte das vítimas trabalhava no 9° andar, onde o aviso de incêndio chegou demasiado tarde (ao contrário do 10° andar) e no qual uma das duas portas existentes estava encerrada (para prevenir roubos, só uma saída estava normalmente disponível).

Ao fundir as duas histórias e ao designar o acidente por "misterioso incêndio" a jornalista está a iludir os leitores a pensar que, para calarem os protestos das trabalhadoras (em 1857), alguém as matou (em 1911)....

Assim vai a qualidade do jornalismo!!!