<$BlogRSDUrl$>

março 22, 2005


Vão Roubar-me 9.277 euros


Segundo breve texto no semanário Expresso (conteúdo pago), a Dívida Pública ascendia, no final de Fevereiro, a 92,767 biliões de euros (66,1% do PIB). Ora, assumindo uma população de 10 milhões de habitantes, cada português tem uma dívida para com o Estado de 9.276,70 euros. E, considerando o laxismo do actual Governo socialista quanto ao montante do défice do Orçamento de Estado, este é um valor que certamente crescerá!

A Dívida Pública será paga por duas vias: menos despesas e/ou mais impostos. Uma terceira via (impressão de moeda) - com a adesão ao euro - já não está disponível ao Estado português. Ora, a redução da Despesa não é uma solução verosímil tendo em conta a previsível falência da Segurança Social, as autoestradas "sem portagem" (SCUTs), o envelhecimento da população (mais despesas de saúde), o crescimento do desemprego, os Jogos Olímpicos(?), etc. Resta apenas a solução de, mais cedo ou mais tarde, aumentar os impostos. Há que antecipar esse dia!

É que, por exemplo, um jovem casal com dois filhos não pode apenas preocupar-se com o pagamento das prestações da casa nos próximos 30, 40, 50 anos. Afinal, eles são avalistas do Estado no montante de 40.000 euros...

Quanto é a dívida da tua família?