<$BlogRSDUrl$>

dezembro 23, 2005


Talk is cheap!


Candidatos a eleições (e apoiantes destes) costumam dizer, e com razão, que os dados das sondagens não são garantia do resultado final. Acreditam ou querem fazer acreditar que, durante a campanha, conseguem convencer os eleitores a mudar o seu voto.

A fé dos candidatos na sua capacidade de persuação pode agora ser testada contra as expectativas de apostadores. A betandwin está a aceitar apostas sobre qual será o vencedor das próximas eleições presidenciais. [Nota: a referida aposta já não está disponível]

Deste modo, os apoiantes de Mário Soares, de Cavaco Silva, etc, podem realmente investir nos seus candidatos.

Contudo, alguns candidatos parecem ter receio da informação fornecida por este tipo de mercado de futuros:
As apostas têm como objectivo lucros - para a empresa e para o utilizador registado no site. Tendo como base um valor de 100 euros, os ganhos para quem aposta variam, consoante o vencedor das eleições de 22 de Janeiro:
  • caso vença Cavaco Silva, o lucro não ultrapassa os 20 euros;
  • Manuel Alegre, 400 euros
  • Mário Soares, 550 euros
  • Jerónimo de Sousa, 10 mil euros
  • Francisco Louçã, 20 mil euros.
Contactadas pela SIC, as candidaturas em causa mostraram-se surpreendidas com o jogo da Betwandin.

Manuel Alegre disse que não foi consultado pela empresa e que não gosta de ver o seu nome associado a um site de apostas.

Também Jerónimo de Sousa considera inaceitável que os nomes dos candidatos presidenciais estejam a ser utilizados desta forma. O candidato apoiado pelo PCP garantiu que se vai reunir com o gabinete jurídico do partido para avaliar a situação.

Por sua vez, Francisco Louçã desvalorizou o problema. Os "staffs" de Cavaco Silva e de Mário Soares prometeram uma reacção nas próximas horas. O director de campanha de Soares, Alfredo Barroso, disse mesmo que, à partida, esta é uma situação ilegal e que poderá vir a merecer uma posição de força.
"As apostas têm como objectivo lucros" mas são, também, uma relevante fonte de informação (pessoalmente, penso que são mais importantes que as próprias sondagens).

Nota: as críticas dos candidatos à betandwin podem também ser dirigidas a jornais, rádios e televisões quando estes publicam sondagens; afinal, estão a lucrar com a sua publicação...