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agosto 12, 2003


Aeroporto complementar de Lisboa: Euro2004 e anos seguintes


Em post anterior, sugeri que a utilização do aeroporto da Ota deveria centrar-se em uma estratégia de baixo custo dirigida, principalmente, a companhias aéreas em trânsito, charters ou no-frills.

A necessidade de utilização de aeroportos complementares aos de Lisboa e Porto, para acolher os voôs charter do Euro2004 (ver artigo do Semanário Económico), poderá ser a oportunidade de se criar, pelo menos em Lisboa, uma infra-estrutura semelhante à que sugeri.

Assim, as obras de adaptação no, por exemplo, aeroporto militar do Montijo, necessárias para receber os adeptos estrangeiros, poderiam ser, definitivamente, a melhor alternativa à construção do aeroporto da Ota – haveria, deste modo, aproveitamento permanente do equipamento instalado. Ainda, a proximidade da ponte Vasco da Gama resolve o problema dos acessos ao centro da cidade.

Um aeroporto complementar de Lisboa contribui, imediatamente, como adicional incentivo ao esperado crescimento do número de turistas nos anos seguintes ao Euro2004 – “consequência” da promoção do país.