<$BlogRSDUrl$>

agosto 12, 2003


Futebol vs Política


A incapacidade estratégia da maioria dos gestores de clubes de futebol profissional é evidente no seguinte artigo do jornal Público:

“Presidente da Câmara de Faro Envolve-se nos Negócios do Farense”

Alguns excertos:

“O presidente da Câmara de Faro, o social-democrata José Vitorino, que prometera não dar nem mais um subsídio ao Sporting Clube Farense (SCF) pretende que seja reconhecido “o interesse público na instalação de uma bomba de gasolina ou posto de abastecimento” na cidade, para pagar as dividas do clube.”

Bomba de gasolina? Será que o presidente da câmara não consegue arranjar soluções mais originais sem o compromisso financeiro da Câmara. Até eu, vulgar blogger, sugeri, em post de 7 de Junho, melhor alternativa (?).

”Para já, o objectivo dos adeptos do clube é arranjar cerca de meio milhão de euros, quantia necessária para a inscrição na 2ª Divisão B.”
”foram espalhados folhetos pela cidade, apelando à mobilização dos habitantes a favor do clube. "Vamos todos apoiar o projecto que o presidente da câmara defende para viabilizar o nosso Farense", diziam.”

Grandes “adeptos”!!! Deviam, sim, apelar à mobilização das suas carteiras. Nunca ouviram falar de “aumento de capital”???

”José Vitorino pretendia que a assembleia municipal considerasse a gasolineira de interesse público, autorizando ao mesmo tempo a passagem do direito de superfície do terreno para Farense.”
”O representante dos moradores da Horta das Figuras, Jaime Ferreira, (...) diz mesmo que "há vários anos que existe um 'lobby' do futebol dentro da câmara, em prejuízo do interesse geral dos cidadãos". O presidente da assembleia municipal, Gomes Ferreira, é simultaneamente presidente do clube e da Farense Futebol SAD.”

Sr. José Vitorino, presidente da Câmara Municiapal de Faro, defender o interesse geral dos cidadãos é a razão porque foi eleito. O interesse dos adeptos é defendido pelo presidente do Farense... também presidente da Assembleia Municipal(?)

É lamentável ver que a má gestão dos clubes de futebol tenha de ser “solucionada” por gestores/políticos...