<$BlogRSDUrl$>

março 22, 2004


Desinformação


Durante o Jornal da Noite da SIC, no passado Sábado, o jornalista Paulo Camacho discordou do comentador José Pacheco Pereira (JPP) ao afirmar que não houve, ainda, progressos no Iraque. Isto, apesar de informação contrária em recente sondagem (leiam o meu anterior comentário sobre tal prática jornalística).

Mas, JPP, cerca de 20 horas antes, escreveu no seu Abrupto (via Causa Liberal) [meus destaques]:
"(...) exemplos [de manipulação da informação] seriam fáceis de encontrar em praticamente todos os noticiários sobre o Iraque, os quais são verdadeiras profissões de fé opinativas dos jornalistas, em todos os órgãos de comunicação social, quase sem excepção, com destaque para a televisão.

(...) documentos sem dúvida importantes para um julgamento equilibrado (nada mais seria preciso) sobre questões polémicas, são ,ou ignorados, ou tratados num contexto hostil. É o caso da sondagem feita no Iraque pelas grandes televisões ocidentais e reconhecida como a mais fidedigna até hoje realizada. Convenhamos que ela tem mais peso do que o senhor jornalista singular que diz que «os iraquianos com quem falei estão todos revoltados…». Se calhar é verdade, mas talvez a sondagem tenha um pouco mais de força…"

Conclusão: Paulo Camacho - além de mal informado - não lê o Abrupto!!!