março 28, 2004
Financiamento da Cultura II
Ainda a respeito do projecto de Belgais, a 4a Ferida Narcísica pensa que estou "enviesado pelas elevadas regras do marketing". No entanto, em posts anteriores procurei apenas demonstrar as causas do desinteresse da sociedade civil em projectos culturais de mérito. Penso que encontrei a principal causa na forma de financiamento de tais projectos: via Estado.
Ao contrário do que a 4a Ferida Narcísica possa pensar, nos meus posts nunca esteve em causa o mérito do projecto da pianista Maria João Pires.
Esteve em causa, sim, as razões para o baixo nível de interesse da sociedade civil em contribuir directamente para construção de semelhante projecto - contribuição financeira e emocional. Penhorar ao Estado tal decisão de financiamento (através de elevados impostos) significa, em minha opinião, perpetuar o desinteresse dos portugueses.
E, em Marketing não basta descobrir o que está mal. Há que encontrar soluções!
No caso de Belgais, tal como em tantos outros projectos, existem 2 (dois) problemas:
1. necessidade de financiamento externo (o projecto não produz suficientes receitas próprias);
2. desinteresse da sociedade civil.
O financiamento estatal resolve o primeiro problema. Mas não o segundo! Obter o compromisso de privados é, assim, a solução mais eficaz. Em consequência da análise efectuada, sugeri algumas iniciativas de autopromoção.
Nota: à Maria João Pires interessa-lhe apenas a resolução do problema financeiro. Contudo, ao seguir-se esta via, todos ficamos mais pobres (financeira e culturalmente).
"Enviesado pelas regras do marketing"? Talvez! Mas ainda não li quaisquer outras propostas que tentem resolver o que o Aviz caracterizou por país "ignorante em matéria musical"...
PS: aos interessados nas sugestões referidas, aconselho a leitura do anterior post intitulado "Financiamento da Cultura".
Ao contrário do que a 4a Ferida Narcísica possa pensar, nos meus posts nunca esteve em causa o mérito do projecto da pianista Maria João Pires.
Esteve em causa, sim, as razões para o baixo nível de interesse da sociedade civil em contribuir directamente para construção de semelhante projecto - contribuição financeira e emocional. Penhorar ao Estado tal decisão de financiamento (através de elevados impostos) significa, em minha opinião, perpetuar o desinteresse dos portugueses.
E, em Marketing não basta descobrir o que está mal. Há que encontrar soluções!
No caso de Belgais, tal como em tantos outros projectos, existem 2 (dois) problemas:
1. necessidade de financiamento externo (o projecto não produz suficientes receitas próprias);
2. desinteresse da sociedade civil.
O financiamento estatal resolve o primeiro problema. Mas não o segundo! Obter o compromisso de privados é, assim, a solução mais eficaz. Em consequência da análise efectuada, sugeri algumas iniciativas de autopromoção.
Nota: à Maria João Pires interessa-lhe apenas a resolução do problema financeiro. Contudo, ao seguir-se esta via, todos ficamos mais pobres (financeira e culturalmente).
"Enviesado pelas regras do marketing"? Talvez! Mas ainda não li quaisquer outras propostas que tentem resolver o que o Aviz caracterizou por país "ignorante em matéria musical"...
PS: aos interessados nas sugestões referidas, aconselho a leitura do anterior post intitulado "Financiamento da Cultura".