<$BlogRSDUrl$>

abril 05, 2004


Incertezas


A Causa Liberal publicou um link ao meu post "Robin dos Bosques V" (obrigado AAA!). Nos comentários a esse post, surgiram algumas dúvidas sobre as conclusões aqui apresentadas. Destaco a seguinte:
"[O] raciocinio que expõe não tem lógica: se a empresa não pode reduzir os lucros (porque os acionistas não investiriam mais na empresa), então também não poderia aumentar os preços (porque os clientes deixariam de comprar) nem baixar os salários (porque os trabalhadores despediriam-se em massa). De novo, afirmo que está a cometer o erro de assumir uma curva de oferta de capital horizontal (em que mesmo uma pequena redução da taxa de rentabilidade iria provocar uma queda abrupta no investimento)."

Mas o mercado de capitais não é estático nem é caracterizável por uma lei da oferta e da procura dependente apenas das variáveis rentabilidade e montante de investimento (o risco do negócio é, por exemplo, um importante factor a ter em consideração). O mercado de capitais é, sim, um processo dinâmico e complexo.

Como afirmei anteriormente, se uma empresa não consegue manter a rentabilidade "exigida" pelos seus accionistas e não existe a possibilidade de aumentar preços e/ou reduzir salários, então o investimento destes é canalizado para outros sectores de actividade ou mercados levando, mais cedo ou mais tarde, a empresa à falência (ou à evasão fiscal). Este fenómeno está a acontecer em Portugal, por exemplo, no sector têxtil.

Relembro que, segundo artigo do Expresso da semana passada, "o investimento directo estrangeiro (IDE) está a cair há três anos". Isto porque - entre outros factores - os investimentos estão a ser deslocalizados para mercados com custos mais baixos. E quem se recorda da disciplina de Contabilidade saberá que o imposto sobre o rendimento das empresas (IRC) é, também, um custo.

Hoje, a concorrência mundial não é só por mão-de-obra mais barata, produtiva e/ou qualificada. É, também, por melhores políticas fiscais. Infelizmente, neste campo, Portugal está a perder competitividade:
Concorrência Fiscal
Concorrência Fiscal II
Concorrência Fiscal III
Concorrência Fiscal IV