<$BlogRSDUrl$>

setembro 03, 2004


Desinformação V


Na edição de 21 de Agosto da revista Única, suplemento do semanário Expresso, a jornalista Conceição Antunes escreve um artigo sobre o sucesso do empreendimento Palm Island (meu destaque):
"Em meia hora, foram compradas quatro torres inteiras de apartamentos. Ao fim da manhã, o número ascendia a seis. Em menos de 24 horas, ficou tudo vendido: 10 torres com cerca de 800 apartamentos. «Esperávamos vender isto talvez num ano», confessa Jassim Al-Bahar, proprietário da IFA e investidor de referência na Palm Island. Para a gestão dos futuros hotéis, o empresário fez uma aliança com Alwaleed Alsaud, príncipe da Arábia Saudita que detém as cadeias Fairmont e Four Seasons. Considerado o quinto homem mais rico do mundo, Alwaleed também é proprietário da Eurodisney e do Citigroup, que comprou a dívida às Finanças de Portugal."

A jornalista do maior semanário português (em tiragem e em tamanho) devia ter cuidado com o que escreve. "Proprietário" ou "detém" são termos que denotam o controlo das empresas referidas. Consultando a carteira de títulos do príncipe saudita, verificamos o absurdo de tais afirmações:

EmpresaParticipação
Fairmont Hotels and Resorts4,9%
Four Seasons Hotels and Resorts22%
Disneyland Resort and Theme Park, Paris17,3%
Citigroup4%


Proprietário? Eu diria ACCIONISTA!!!

Nota: não é a primeira vez que o Expresso apresenta informação errónea sobre Alwaleed.