<$BlogRSDUrl$>

janeiro 11, 2005


Enviesamento Político


O Irreflexões fez uma joint-venture com a Grande Loja do Queijo Limiano. E o seu primeiro post até começa bem:
"[O António peca] por não fazer o exercício de somar a totalidade das receitas extraordinárias de 2002, 2003 e 2004 – o que pagaria boa parte das SCUTS, por exemplo, e assim foi parar à despesa correntes em carros, papel para as impressoras e ordenados."

Curioso. Ainda hoje - antes de ler o post do Irreflexões - calculei o referido valor!!!

A "totalidade das receitas extraordinárias de 2002, 2003 e 2004 " (7,1 biliões de euros) poderia ter pago as SCUT se tivesse ocorrido, entretanto, uma drástica descida das despesas públicas - entre outras o Irreflexões sugere, e muito bem, a redução do número de funcionários públicos.

Mas, ao professar a sua fé na declaração de princípios do PS, o Irreflexões espalhou-se. Excerto da referida declaração:
"O papel do mercado deve ser valorizado, designadamente nas funções que pode cumprir melhor do que os modos alternativos de afectação de recursos. Mas o seu pleno aproveitamento requer instituições fortes, capazes de agir estrategicamente e garantir a estabilidade e o domínio do tempo longo exigidos pelas transformações sociais qualificantes."

Esta é, porém, a habitual fórmula socialista que poderia ter sido escrita por qualquer dos partidos portugueses: planear o funcionamento do mercado sem, contudo, o afirmar explicitamente.

Noto, por isso, um certo enviesamento na opinião política do Irreflexões. Na direcção do PS. Só assim se poderá justificar o desleixo da sua excelente capacidade de análise crítica.

Pessoalmente, prefiro votar na maioria!!!